Autocuidado na quarentena

Atualizado: Out 21




Cuidar da saúde do nosso corpo físico, da mente e do corpo sútil é sempre fundamental, mas em momentos de crise, onde energias mais baixas estão vibrando em grande intensidade, o cuidado deve ser redobrado.

Com energias mais baixas atingindo nosso corpo sútil, nosso corpo físico fica mais vulnerável, e pequenos de descuidos se tornam grandes portas de entrada para doenças físicas. E a gente sabe que tem um vírus completamente novo rolando por aí em toda parte, e que o nosso corpo físico ainda não tem todos os mecanismos para se defender sozinho (ainda mais levando em consideração o estilo de vida urbano), por isso é importante tomar alguns cuidados.


Vou começar aqui uma série de dicas e sugestões para nos cuidarmos durante esse período, mas que servem para a vida toda!

Hoje vou falar de um cházinho simples e maravilhoso para esse momento!


Os ingredientes são:

  • Água

  • Limão

  • Gengibre

  • Hortelã

  • Açafrão-da-terra


Para saber as quantidades, segue sua intenção, deixa o seu corpo te falar o quanto de cada ingrediente ele precisa. Apresente para ele cada ingrediente cheirando com os olhos fechados (é importante fechar os olhos quando vai estimular outros sentidos) ou experimentando um pouquinho com o paladar. Acredite, sua intuição vai te falar quanto de cada ingrediente usar!


Sobre o modo de preparo: raízes (como o gengibre e açafrão) precisam ser fervidos para liberar sua medicina, e esse processo leva o nome de decocção, então é só colocar as raízes com água e deixar ferver por pelo menos 3-5 min.

Já ervas, principalmente de folha fina como o hortelã, são mais sensíveis e por isso elas só precisam ser infundidas em água quente, portanto depois que terminar de ferver desliga o fogo, acrescenta e erva e abafa por mais uns 3-5 min.

E por último acrescenta o limão.

Coa tudo e voilá!


- Para que serve esse chá e como ele atua no nosso corpo físico e sútil


No corpo físico ele atua fortalecendo a imunidade e cuidando principalmente dos aparelhos digestivo e respiratório. Então também é útil para problemas de indigestão, congestão nasal, dores de garganta e afins.

No corpo corpo sútil ele atua nos chackras básicos - 1º e 2º e também no 3º e 5º, ou seja, ajuda acalmar os medos e inseguranças, traz aterramento, foco e desperta a concentração.

Para entender: o gengibre e o açafrão são raízes, estão embaixo da terra, conectados com ela. O Hortelã é uma erva, rasteira: vive bem junto ao chão, perene: o que quer dizer que suas folhas não caem completamente, dá o ano todo, ou seja, é focada rsrs, na cor verde aberto e gosto levemente picante e doce, que causa alerta e alegria, é uma planta que expande. E por fim o limão, um fruto, a criação, que dá a semente para continuar e espalhar mais, também perene, ou seja, focado que dá o ano todo, também verde aberto e de gosto cítrico azedo, que desperta.

Entender as características das plantas e sua forma de viver nos ensina sobre sua medicina.

Toda planta tem um potencial medicinal, e para descobrir e conhecer só precisamos observar, sentir e nos conectar com ela.

Além de nos ensinar e nos oferecer sua medicina as plantas também nos ensinam sobre a vida como um todo.

O reino vegetal é uma grande escola pela qual eu sou apaixonada!


Espero que gostem, que façam e que ajude vocês também!


Com amor,

Livia.

1 comentário

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

© 2020 by Natma Natural Care - Todos os direitos reservados