Dia Mundial do Meio ambiente: pra onde estamos indo?


Recentemente li uma reportagem no site do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) que tinha o seguinte título: "Pesquisa Ipec revela que 72% dos consumidores gostariam de receber delivery de comida sem plástico" (link da reportagem completa no final do texto, recomendo a leitura). Esse título chamou a minha atenção de cara. Pensei: legal, mas em primeiro lugar, por que estamos consumindo comida por delivery?


Fui ler a matéria completa e comecei a me questionar mais ainda. A reportagem dizia que durante a pandemia o mercado de delivery de comida cresceu 187%. Ou seja, no ano em que a gente, teoricamente, teve "mais tempo" pra cozinhar, porque fomos obrigados a ficar em casa, foi o ano em que aumentamos nosso consumo de delivery de comida em 187%. Isso te soa estranho? Pra mim soou contraditório - e eu sei que tempo falta de tempo não é o único motivo que faz as pessoas pedirem delivery de comida e também concordo que esse "ter mais tempo" em muitos casos é uma teoria que passa longe da realidade, mas o ponto é que me fez refletir sobre como estamos passando por esse momento em que estamos vivendo.

Pra mim, e acredito que pra muito gente, tá claro que esse é um momento de mudança e transformação, e a gente sabe que elas estão acontecendo, mas fiquei me perguntando pra que lugar essas mudanças e transformações estão indo.. para um caminho de regeneração ou de mais destruição?


Tenho a impressão que na maioria das vezes nós esperamos que as mudanças venham por meio de grandes acontecimentos e revoluções, e que terceirizamos muito a responsabilidade das ações necessárias para a mudança, e isso me parece pouco lógico. Da forma como vejo entendo as mudanças como um movimento que parte do micro para o macro, e seguindo esse raciocínio acredito fielmente que a mudança que queremos ver no mundo depende de cada um de nós, das nossas ações e escolhas diárias! Não tiro a responsabilidade das empresas e outras instituições, mas precisamos nos lembrar que instituições são conjunto de pessoas!


Ontem foi o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data que foi criada justamente para relembrarmos sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente, eu quero aproveitar essa data pra te propor algumas reflexões.. Responda pra você mesmx: - Será que eu entendo profundamente a importância de cuidar do meio ambiente?

- Quão consciente eu acredito ser sobre esse tema? - Eu vivo em harmonia com a natureza?

- O que eu faço para minimizar ao máximo os impactos negativos que causo no planeta e viver em máximo de harmonia possível com a natureza?

- Do que eu me alimento? De comida de verdade ou de industrializados e deliverys? - Como eu me alimento? Preparo minha própria comida ou terceirizo essa função para empresas de industrializados e deliverys?

- Quantos produtos cosméticos eu consumo diariamente? Eles são seguros para mim e para o meio ambiente?

- Do que minhas roupas são feitas?

- De maneira geral, meu consumo é equilibrado (consumo o que preciso) ou excessivo (consumo muito além das minhas necessidades)? - Eu tenho consciência de como meu consumo impacta no meio ambiente?

Te convido a refletir respondendo para você mesmx essas perguntinhas com total sinceridade! Te incentivo a ser verdadeiramente sincerx com você mesmx e não se culpar caso perceber que pode contribuir mais de forma positiva, - tá tudo bem, é se questionando que enxergamos onde e como podemos melhorar e, assim, aprendemos e evoluímos - enquanto indivíduo, sociedade & alma. Que possamos despertar & ter coragem para mudar caminhando em direção a regeneração do planeta Terra!





Fonte: https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/comunicado-de-imprensa/pesquisa-ipec-revela-que-72-dos-consumidores

Imagem 1 by Pedro Aguilar on Unsplash

Posts recentes

Ver tudo