SOMOS NATUREZA

O projeto

O projeto Somos Natureza é nosso projeto socioambiental, que segue mesma missão: resgatar a consciência de que somos natureza. Nesse projeto, a ideia é fazer isso, a princípio, através de bate-papos & oficinas de produtos naturais de autocuidado e de limpeza para a casa, a serem oferecidas de forma gratuita para pequenas comunidades, onde além de ensinar a fazer os produtos também buscamos conscientizar os participantes dos impactos ambientais causados pelas nossas escolhas diárias, promovendo assim uma conscientização ambiental e oferecendo soluções sustentáveis para que possamos viver de forma prática integrados e conectados com a Natureza, que é a nossa essência.

 

Esse é um projeto que ainda está em fase de construção, e para viabilizá-lo financeiramente, ou seja, cobrir os custos das matérias-primas necessárias para as oficinas, destinaremos o lucro de alguns produtos da Natma para financiar esse projeto.

 

O primeira oficina do projeto Somos Natureza está programada para acontecer na Vila de Picinguaba no início do ano que vem. Quando as atividades da escolinha da vila retornarem e tivermos o investimos necessário para a compra das matérias-primas necessárias, a oficina será oferecida primeiramente para as crianças da comunidade, e em seguida para os demais moradores.

 

A vila..

Picinguaba é uma vila de pescadores localizada dentro do Parque Estadual Serra do Mar, na região de Ubatuba. Tem aproximadamente 300 moradores, que dependem, essencialmente, da pesca e do turismo. No entanto, apesar do lugar ser paradisíaco, com praia de mar verde esmeralda, natureza preservada e praias vazias, a grande maioria dos turistas que passam pela vila estão apenas de passagem, já que é daqui saem barcos que levam turistas para Ilha das Couves, uma ilha que atrai centenas de turistas.

 

Eu Livia, fundadora da Natma e do projeto Somos Natureza, estou morando nessa vila há mais ou menos 6 meses, e desde que me mudei para cá observo muito a dinâmica do local. A partir das minhas observações e de conversas com locais, percebi que os moradores da vila, apesar de estarem no meio da natureza, estão completamente desconectados dela, e por isso a ideia é começar o projeto aqui.

O objetivo, como mencionado acima, é resgatar a consciência de que somos parte da natureza, e as oficinas e bate-papos serão o meio de atingir esse fim.

 

Se você sentir dentro de você que deve, de alguma forma, contribuir & fazer parte desse projeto, você pode:

  1. Comprar algum dos produtos que financiam o projeto;

  2. Oferecer ideias e sugestões para o projeto;

  3. Compartilhar o projeto com outras pessoas que possam se interessar.

 

Estou muito feliz e empolgada com esse projeto, que é um sonho se tornando realidade! Essa é mais uma forma que encontrei para executar o que entendo como minha missão nessa vida.

 

Se você quiser conversar sobre o projeto, se você tiver qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio, por favor não hesite em me mandar uma mensagem aqui. Eu vou amar muito conversar com você!

 

Com carinho,

Livia.